Os "Sistemas Poços" são uma suíte de aplicativos criados para gestão e controle de reservatórios da Petrobras, envolvendo diversas etapas da vida útil de um poço de petróleo. Cada software é responsável por uma determinada parte do projeto, como por exemplo a criação de um cronograma inteligente, logística, perfuração, cimentação e etc. 
Durante os meus anos no Tecgraf, tive a oportunidade de atuar diretamente na criação das versões iniciais destes projetos e no conceito de ecossistema, interligando todos eles através de uma identidade única. Um dos principais desafios deste projeto (além de ter que aprofundar meus conhecimentos no negócio), era de renovar a imagem dos sistemas que produzíamos. Precisávamos abandonar a estética de programa para desktop, com componentes padrões do sistema, para uma abordagem mais dinâmica, com componentes mais modernos e mais próxima da experiência de web. 
Para reforçar a ideia de ecossistema, adotamos um padrão de colmeia para os ícones dos aplicativos.
Ao longo do caminho, encontramos mais um desafio: dentre os cinco projetos, quatro seriam desenvolvidos simultaneamente. Os times foram montados e eu precisava disponibilizar uma interface para os programadores. Decidi então mudar minha metodologia: montava um protótipo para cada projeto, e enquanto eles eram desenvolvidos, toda identidade visual era definida. 
Cada time recebeu um PDF com a documentação do seu projeto, trazendo todas as informações de aplicação do logo, cores, grid, ícones, tipografia e componentes de interface.
Interfaces

Exemplo de Splash

Delfos

PUMA

CORE

SIMENTAQ

Back to Top